Apresentação
![]() |
MAE- Paranaguá (Colégio Jesuíta) |
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE –
UFPR) foi fundado em 1962. Seu acervo é constituído por aproximadamente 70.000
peças. Fazem parte do acervo peças oriundas de escavações arqueológicas, como
urnas, peças de sambaqui, fragmentos de cerâmica e ossos, objetos
confeccionados por artesãos populares, peças utilizadas em festividades laicas
e religiosas, objetos utilizados na feitura de alimentos, instrumentos
musicais, cestaria e cerâmica indígena, máscaras indígenas, fotografias, filmes
e documentos, entre outros objetos.
Visita guiada |
A sede expositiva do MAE fica em Paranaguá, e ocupa um prédio histórico que
já foi utilizado como Colégio Jesuíta, praça do exército, entre outras funções.
Desde sua criação em 1962 o MAE está ocupando o prédio.
Em Curitiba está sediada a Reserva
Técnica do MAE (campus Juvevê) e também a Sala Didático Expositiva, no prédio
central da Universidade (Praça Santos Andrade), que abriga uma exposição
permanente do rico acervo tutelado por nosso museu, o qual se divide em 04
grandes áreas: Arqueologia, Etnologia, Cultura Popular e Unidade de
documentação textual, sonora e visual.
Além das Exposições permanentes e
itinerantes, o MAE promove oficinas em seus espaços, voltadas em especial ao
público infanto-juvenil, e destinadas a estabelecer uma maior interação entre o
público e o conteúdo expositivo.
As caixas educativas são o carro-chefe das Ações Educativas e Inclusivas realizadas pelo MAE-UFPR. Seu objetivo é levar o acervo do museu para fora de seus muros, possibilitando um maior acesso às peças. Através das caixas, alunos da educação fundamental e média poderão ter um primeiro contato com o acervo, incentivando a visitação ao museu.
Dentro de cada caixa há peças do especialmente escolhidas para a proposta, material de apoio e atividades lúdicas com fundo didático, elaboradas com base no acervo do MAE. A ideia é que, fazendo uso didático do material das caixas, o professor traga aos alunos uma perspectiva do tema de que trata a caixa.
![]() |
Boneca Karajá incorporada à caixa "Padrões de Beleza" |
Portanto, a Caixa Didática é oferecida como um material de apoio ao professor para que, através dele, possa ministrar temas do currículo escolar obrigatório, de forma criativa e interessante, assim possibilitando maior interação com os estudantes. Além de um texto de apoio para o professor, cada caixa contém algumas sugestões de atividades em sala, bem como outras extra-classe, ficando a critério do professor a escolha da melhor dinâmica para trabalhar com seus alunos.
Procuramos escolas e professores parceiros interessados nesta proposta. Para agregar-se ao projeto, basta que a escola e seu corpo docente tenha interesse em despender um pouco de seu tempo e envolver os alunos nesta rica experiência.
Os temas dos Kits obedecem às áreas temáticas do MAE, havendo, portanto, Caixas com os temas da Arqueologia, Etnologia Indígena e Cultura Popular, e podem ser utilizadas em aulas de história, geografia, português, artes, teatro, ciências sociais, e um vasto etcetera, a depender do interesse e criatividade dos professores envolvidos.
Da escola para o museu: Visitas Guiadas
O espaço da Sala Didático-Expositivo do MAE está voltado para receber o público escolar, realizando visitas guiadas com monitoria treinada para a apresentação de nosso conteúdo expositivo. Além disso, são realizadas oficinas lúdico-pedagógicas, com temas que procuram dialogar e aproximar a exposição dos visitantes.
Grupo de alunos observando os ornamentos corporais indígenas |
Escolas e professores interessados em realizar visitas devem fazer agendamento com antecedência mínima de uma semana, através dos contatos: (41) 3310-2754, ou pelo e-mail: educativa.mae@ufpr.br.
Oficinas Temáticas
A primeira proposta de oficina foi baseada no dia 19 de abril, quando se comemora o “Dia do Índio”. Outras oficinas se realizarão em junho (em comemoração do Dia Internacional da Criança, 01/06), em agosto (22/08, Dia Nacional do Folclore), e em novembro (20/11, Dia Nacional da Consciência Negra). Em cada data, se trabalhará uma atividade especial, com o objetivo de vivenciar a data em questão.
Procuramos, neste momento, escolas interessadas em participar dessas Oficinas, que se realizarão em nosso espaço expositivo da Praça Santos Andrade, e serão oferecidas sem custo para as escolas, que apenas precisarão arcar com a responsabilidade do deslocamento dos alunos no trajeto entre a escola e o museu.
Maiores informações e empréstimo de Kits Didáticos, bem como agendamento de Visitas Guiadas ou adesão às Oficinas Temáticas poderão ser feitas através do telefone: 3310-2754, ou pelo e-mail: educativa.mae@ufpr.br
Contato
Maiores informações e empréstimo de Kits Didáticos, bem como agendamento de Visitas Guiadas ou adesão às Oficinas Temáticas poderão ser feitas através do telefone: 3310-2754, ou pelo e-mail: educativa.mae@ufpr.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário