SERVIÇO:
Sala Didático-Expositiva do MAE
Rua XV de Novembro, 695- Subsolo
Fone: (41) 3310-2754 (2ª. a 6ª. das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00)
E-mail: educativa.mae@ufpr.br
Temas disponíveis no
momento para empréstimo em Curitiba:
Apresenta o trabalho de
um arqueólogo e os variados tipos de vestígios arqueológicos encontrados no
Litoral Paranaense, em diferentes períodos, com ênfase principal nas
particularidades do Sambaqui. Nesta proposta, os alunos são levados a brincar
de pequenos arqueólogos, procurando organizar o material encontrado de acordo
com os diferentes períodos e os materiais de que são feitos, e os períodos
históricos a que pertencem. Nesta atividade, se apropriarão de conceitos tais
como escavação, datação de materiais, técnicas e manufatura de materiais
líticos, dentre outros.
Nos
tempos da Vovó – Área temática Cultura Popular
Esta caixa temática
procura trabalhar com os alunos o conceito de Cultura Popular, não como um
conjunto de manifestações culturais e saberes distantes de nós, mas como aquilo
que faz parte de um passado não tão distante, que ainda podemos tocar, através
da vivência e das histórias contadas por nossas avós, ou, quem sabe, por aquilo
que ainda encontramos em nossas próprias casas. Assim, a Caixa ‘Nos tempos da
Vovó’ apresenta um conjunto de peças ligadas ao mundo do trabalho, em tempos em
que as pessoas precisavam, por exemplo, usar uma lâmpada de azeite, no lugar da
luz elétrica, ou escreviam com uma pena no lugar da caneta esferográfica.
Dentro das propostas de atividade, a caixa propõe que cada aluno traga um pouco
desse passado de suas avós para dentro da sala de aula, seja convidando uma
anciã a contar um pouco de si, seja trazendo um objeto que pertence à sua
família há gerações.
Alimentação
– Área temática Etnologia Indígena
Esta caixa apresenta a
obtenção e preparo de alimentos sob a perspectiva indígena, discutindo, além
disso, a alimentação como um ciclo que passa pelo reaproveitamento daquilo que
‘sobra’ da alimentação (penas, ossos, dentes, sementes, etc) para a confecção
de adornos. Nesse sentido, a Caixa também convida o aluno a pensar sobre o
desperdício e a produção de lixo da sociedade Ocidental a que pertencemos, e no
quanto esse modelo socioeconômico tende ao colapso em função de seu
desequilíbrio.
Adornos
– Área temática Etnologia Indígena
A Caixa Adornos
apresenta uma discussão que leva o aluno a pensar o qual diferentes ou iguais
somos em relação a outros grupos, como, por exemplo os grupos indígenas.
Afinal, ‘lá e cá’, encontramos pessoas que usam alargadores de orelhas, que
fazem escarificações e outros tipos de modificações corporais. A diferença,
talvez, resida apenas no significado sociológico dado a esses usos nas
sociedades Ocidental e Indígena. Afinal, aquilo que, para ‘nós’ pode ser considerado
como um símbolo de transgressão como um alargador de orelha, para um indígena
pode ser considerado um sinal de sabedoria, de alguém que sabe muito, porque
ouve muito e, portanto é digno de respeito.
Brinquedos
Populares – Área temática Cultura Popular
A proposta desta caixa
é explorar a construção de brinquedos de criança que cada vez mais têm se
tornado raros, em tempos nos quais as brincadeiras infantis cada vez mais se
tornam atreladas à compra de produtos industrializados que, não raro, são praticamente
descartáveis. Assim, a Caixa contém brinquedos como peteca, fantoche, jogo da
memória, dentre outros, e, como grande ‘vedete’ deste conjunto, apresentamos o
‘Jogo da Onça’, um jogo de estratégia, de origem indígena.
Padrões
de Beleza – Área temática Etnologia Indígena
Há um único padrão de
beleza? Todas as pessoas do mundo gostam das mesmas coisas? Todas as pessoas do
mundo julgam acham bonitas as mesmas coisas? Como eu faço se não me encaixo
dentro do padrão dominante? Essas e outras perguntas são discutidas através
dessa caixa, que apresenta peças utilizadas por diferentes etnias indígenas,
apresentando seus ideais de beleza, situando para os alunos que, na verdade,
assim como existe uma diversidade de povos, existe também uma diversidade de padrões
diferentes. Além disso, fazendo uma análise da Sociedade Ocidental, a Caixa
apresenta as grandes mudanças históricas que o belo sofreu ao longo dos
séculos, e como, cada vez mais, a Beleza é influenciada pela indústria
cultural, que dita e, principalmente vende o que deve ser considerado bonito.
Paraná
na Caixa – Áreas temáticas: Etnologia Indígena e Cultura Popular
Esta Caixa nos convida
a um passeio pelo Paraná plural, no que tange aos muitos povos que constituem
esse Estado, através das manifestações culturais, da alimentação, das
tradições, etc. Assim, a Caixa apresenta peças e informações sobre as três
etnias indígenas presentes no Estado, Guarani, Xetá e Kaingang, elementos de
festividades da Cultura Popular como a Congada da Lapa, o Fandango Paranaense,
dentre outros, convidando os alunos a trazerem para a sala de aula elementos
tradicionais de sua comunidade ou de sua família, como receitas, lendas,
músicas, dentre outros, incluindo-o assim na formação da diversidade que faz o
nosso Estado.
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